..Fortaleza, 11/12/17 - Segunda-Feira

 

 Escola Preparatória de Cadetes do Exército

 

Aqui começa a preparação do futuro oficial combatente do exército.

      A EsPCEx, é uma instituição com mais de meio século de existência, cuja missão é selecionar e preparar o futuro Cadete da Academia Militar das Agulhas Negras, iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro.

 

O Curso

 

    O ano escolar abrange o período letivo, o de recesso escolar e o período de férias - entre a cerimônia de conclusão do ano letivo e a apresentação, em janeiro do ano subsequente, na AMAN. O início e o encerramento do período escolar são formalizados por meio de solenidades militares, em datas fixadas pelo DECEx.

    O regime de funcionamento do curso da EsPCEx é de internato. A frequência do aluno às atividades escolares é obrigatória, sendo considerada ato de serviço. A duração dos tempos de aula, instrução ou de outras atividades escolares é de 45 minutos. O aluno será considerado aprovado no 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico e considerado habilitado para ingresso na AMAN se obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero) em cada uma das disciplinas curriculares (Anatomia Humana, Cálculo I, Desenho Geométrico e Geometria Descritiva, Física Geral, Geopolítica, História Geral e do Brasil, Instrução Militar – Tiro, Organização, Preparo e Emprego da Força Terrestre e Treinamento Físico Militar I, II e III – , Língua Espanhola I, Língua Inglesa I, Metodologia da Pesquisa Científica, Português I, Química Aplicada às Ciências Militares e Tecnologia da Informação e Comunicações) e se estiver igualmente apto na esfera da Disciplina Militar.

    Ao término do ano letivo, haverá uma classificação geral de rendimento escolar (expresso por meio de nota e menção) referente a todos os alunos aprovados, fundamentada nas notas finais das disciplinas, no conceito escolar e em uma prova geral de avaliação integrada de todo o conteúdo estudado no ano (não considerada para efeito de aprovação). Esta classificação serve para destacar os alunos com os melhores resultados na EsPCEx, sendo aproveitada como ponto de partida para a classificação geral da AMAN. O concludente do curso, com aproveitamento, habilitado ou não à matrícula na AMAN, fará jus ao Histórico Escolar contendo as disciplinas cursadas na EsPCEx e ao Certificado de Reservista de 2ª categoria.

   O aluno terá direito à realização de provas finais em duas instâncias, caso não tenha obtido o grau mínimo para a aprovação ao término do ano letivo; se for reprovado em alguma disciplina, deixará de ser matriculado na AMAN, sendo obrigado a repeti-la no ano seguinte, na EsPCEx (juntamente com as disciplinas de Instrução Militar, Língua Espanhola I e Língua Inglesa I). O aluno/cadete somente terá direito a uma única reprovação ao longo de todo o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

                                                                                                   

 

 

Manual do Candidato

Prova dos anos anteriores

 

 

 


Alamar 10 Anos CMF 6Série EPCAR Colegio Naval EFOMM EsPCEx AFA CMF 1Série CMFinho quadro_honra Provas Resolvidas Informativo Alamar Informtivo Alamar Provas Resolvidas Quadro de Honra CMFinho Exercito Marinha aeronautica